:: o (im)perceptível ::

subindo lentamente a pé a brigadeiro numa tarde cinzenta,
bolha no pé esquerdo e roupa de ontem.
domingo, ressaca, vinho.

aproximando-me do cruzamento,
visualizei perifericamente um mendigo
que se aproximava de mim.

como de costume,
pairei meu meu olhar através dele
como se não o enxergasse.

intimamente torci para que houvesse tempo
de atravessar a rua
e continuar minha vida
sem percebê-lo.

não deu tempo e o sinal fechou:
não havia mais como voltar atrás,
éramos somente ele e eu
parados na esquina;
eu sentindo seu olhar sobre mim.

eu continuava propositalmente imóvel
ele levantou seu indicador e
levemente tocou meu ombro.
"estou aqui, não finja", seus olhos me disseram.

retribuí desconcertada com o olhar,
meu honesto pedido de desculpas.

o farol abriu e ele seguiu adiante.
eu continuei aqui,
na esquina da auto-recriminação.

Comentários